Localizado no antigo Playcenter o que já foi um dos maiores parques do Brasil. Inaugurada em 1992, a atração Castelo dos Horrores fez muito sucesso e um grande marco para a industria do Horror e do entretenimento. Construído e operado pela empresa Indiana Mystery,  o Castelo chegou atrair  7 milhões de corajosos durante os 18 de sua existência, fazendo um dos maiores empreendimentos neste ramo.

Em 2012 o Playcenter estaria transferindo seu empreendimento para a cidade de Olimpia-Sp, onde as obras estavam previstas para começar em 2013, mas nada disso aconteceu. Então dizemos adeus ao Playcenter e até o momento, sem porões abertos.

Há 23 anos o Castelo dos Horrores estava chegando ao Playcenter, e não poderíamos deixar de relembrar está grande atração! Em entrevista com Juan Espeche, diretor executivo e sócio fundador da Indiana Mystery onde abordamos alguns fatos curiosos dessa atração icônica e que marcou gerações.

 O INICIO

 

Juan começou no mundo do Horror em 1988 no Parque de Atracciones de Madrid, um dos mais clássicos do local. Nesta época, as casas de horror estavam em alta no parque, e logo em 1994 o Grupo Playcenter visitou uma destas casas de terror e achou que seria uma grande estratégia já que por aqui não havia atrações deste modelo. No mesmo ano a empresa Indiana Mystery Criações Temáticas foi fundada por Juan com sua sede de São Paulo.

Sobre Indiana Mystery: Empresa que também responsável pelas atrações Katakumb (Hopi Hari), Castelo do Terror (Beto Carrero), Mistério da Monga entre outras 50 atrações.
CURTA a página da INDIANA MYSTERY no Facebook e INSTAGRAM!

INSTAGRAM: @IndianaMysteryOficial

A primeira versão do Castelo dos Horrores demorou aproximadamente 90 dias para sua construção. O local tinha uma área de 520m² com 2 andares e assim que a atração foi inaugurada foi um sucesso entre os mais corajosos que formavam filas para prestigiar o brinquedo. Cada visitante desembolsava apenas R$ 5,00 para ter acesso a atração. O investimento valia muito a pena onde os visitantes chegavam a repetir a entrada.

Primeiro versão do Castelo dos Horrores do Playcenter Ano 1995

Castelo dos Horrores Playcenter 1995

As reformas

Devido ao sucesso da atração, o Playcenter resolveu investir novamente. Sua fachada foi totalmente reformada ficando mais alta e mais realista, seu clássico letreiro “Castelo dos Horrores” uma marca registrada do brinquedo ficou com maior destaque.  A estrutura interna ainda continuava com seus 520m², cenários ainda mais modernos e assustador. Os cenários do Mestre, Vampiro, Jason e Necrotério eram os mais terríveis da atração.

Castelo dos Horrores Playcenter 1995
Castelo dos Horrores do Playcenter Ano 1998

Novamente com o sucesso da atração, em 2000 uma nova reforma geral da atração foi feita, mas desta vez o seu interior foi todo remodelado trazendo uma temática mais atual e com novas técnicas de sustos alem de novos personagens, sua fachada ficou mais alta e lembrando um pouco a primeira fachada do ano de 1995.

Show de abertura

Diariamente antes do inicio das operações acontecia o show de abertura que contava com os maiores clássicos do Terror, atrativo para os corajosos de plantão. Relembre:

Principais Personagem

Mestre: É o líder do Castelo, é por aqui que começa o horror
Túnel da Nave: Tente ficar parado nesse túnel, talvez você não consiga!
Invasão Alien: Em meio a mais alta tecnologia, você vai presenciar uma verdadeira batalha
Caverna do Vampiro: Ele está a procura de sangue, e você tem bastante, será que você escapa?
Quarto da Possuída: Nesse quartro acontecem muitas coisas estranhas, quer ver?
Bruxa: Muitos mistérios existem nesse cenário, cuidado ao ouvir a risada assustadora da Bruxa!
Necrotério: É uma área restrita, mas, você será obrigado a passar por lá
Maníaco do Trem (Freddy): Tome muito cuidado ao passar por essa estação de trem abandonada
Maníaco da Serra (Jason): Um dos personagens mais temidos do Castelo, você vai ter que passar por ele para sair, será que você conseguirá sair bem?

Castelo dos Horrores em Olinda?

Poucas pessoas sabem mas também havia uma atração da Indiana Mystery em um  parque do nordeste, mais precisamente na cidade de Olinda. No ano de 1995 era inaugurado o Castelo dos Horrores no Playcenter em Olinda.

Mas, espera?! Playcenter no Pernambuco? Sim durante os anos  de 1994 até o ano de 2002, logo depois o parque foi vendido e hoje é o conhecido como Mirabilandia.

A atração foi inaugurada em Dezembro de 1995 e foi produzida e operada pela Indiana Myster por cerca de 10 anos, o grupo Playcenter era o único empreendimento que em parceria com a Indiana estava inovando com atrações deste porte.

 

2012

Em 2012 certamente foi um dos anos que ficou marcado na memória de muitos fans da diversão e do Terror. Este foi o último ano de operação do Playcenter, no Domingo dia 29 de Julho, aos seus 40 anos o empreendimento colocou um ponto final em sua história. Há muitas conspirações e boatos sobre o motivo que levou Marcelo Gutglas proprietário a fechar as portas de um dos maiores parques do Brasil.

A noticia do encerramento das atividades do parque pegou a equipe do Castelo de surpresa: “Todos choramos juntos mas foi uma morte anunciada” explica Juan Espeche. No dia 29/07  A primeira atração de Horror do Brasil , 18 anos em operação,7 milhões de corajosos estava chegando em seu ultimo dia de operação junto ao Playcenter.

Poucos dias após o encerramento definitivo do parque, a atração começou a ser desmontada e posteriormente descartada, Juan explicou que por uma questão de honra a estrutura teve o mesmo destino das atrações descartadas do parque. Separamos algumas imagens (fortes) sobre a demolição do brinquedo.

Veja a comparação do terreno com os dias atuais

(ARRASTE PARA DIREITA OU ESQUERDA)

Podemos ter um Castelo dos Horrores no futuro?

Perdemos o Playcenter, mas não perdemos os profissionais. A Indiana Mystery é um exemplo com um portfólio de mais de 50 atrações e tornou-se referencia no mercado do Horror.

Já existe um projeto para um futuro, desenvolvido pela Indiana para o novo Castelo dos Horrores. O projeto conta com uma estrutura maior e mais extensa e uma loja de maquiagens 3D e camisetas, sets fotográficos, Q-Line coberto com pré show e loja de merchandising.

Sobre a construção ainda depende de uma parceria em algum parque (fica a dica Hopi Hari), sabemos que o atual momento não é os melhores para os parques Brasileiros mas sem dúvida que este investimento que tem seu retorno em pouco meses.

Conceito Novo Castelo dos Horrores 2019

Agradecemos especiais a Indiana Mystery e ao Juan Espeche por fornecer todo conteúdo desta matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like